O Cine Walmir Almeida, carinhosamente conhecido como Cinema do Centro, realiza, nesta segunda-feira, 9, às 18h15, a primeira edição da Sessão Cineclubista. A iniciativa terá entrada franca, não precisa reservar a vaga e passará a ser realizada sempre na primeira segunda-feira de cada mês, por meio de uma parceria entre o Cineclube Entreato, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e o Cineclube São Lázaro, que conta com apoio da Lei Paulo Gustavo, através do edital da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju).
Para iniciar, a curadoria dos cineclubes parceiros decidiu exibir o filme ‘Johnny Guitar’, escolhido pelo Cineclube Entreato/UFS, e o curta ‘Ilha das Flores’, selecionado pelo Cineclube São Lázaro. Após as exibições, o público sempre é convidado a participar de um debate sobre as obras, ampliando a troca de saberes, o pensamento crítico e o aprofundamento no universo da sétima arte.
Cineclube
A sessão valoriza o papel dos cineclubes na democratização do acesso à cultura cinematográfica, especialmente a filmes menos populares e de produções independentes. Além de difundir o cinema, os cineclubes promovem educação, reflexão e formação de plateias críticas, fortalecendo o audiovisual como ferramenta de transformação social.
Ao oferecer acesso gratuito, o Cine Walmir Almeida reafirma seu compromisso com a democratização da cultura e o fortalecimento do cenário audiovisual.